Prefeitura orienta sobre trânsito e segurança durante o Carnaval 2018

CARNAVAL 2018

 

Mesmo se tratando de um evento particular, como no caso do “Farrapos”, a Prefeitura oferecerá segurança para aqueles que forem brincar o Carnaval. No sábado, dia 10 de fevereiro, o tráfego de veículos estará impedido nas avenidas João Carlos de Abreu, próximo a rotatória da ponte ‘Ermatina Norvina de Oliveira’ (atrás do Shopping Móveis) e também na Avenida Guerino Grisotti (trecho parcial) desde as primeiras horas da manhã. Moradores da região poderão se utilizar da Avenida Carmelo Scarpati.Foto: Frank Toogood/ PMI

A pedido de foliões, o som será fornecido por carros previamente cadastrados e fiscalizados pelo Departamento de Trânsito. Estes carros deverão estar posicionados nos locais indicados de acordo com orientações da Secretaria de Cultura e Turismo.

Assim como em 2017, um posto médico será montado no Parque, com profissionais de prontidão para atender eventuais emergências.

A Prefeitura pede que os foliões que se dirigirem a região próxima ao Parque da Juventude, que no sábado estará fechado das 12h às 18h, se utilizem o menos possível de automóveis para o deslocamento. Também se recomenda que para evitar atritos desnecessários, não utilizem camisas de times de futebol, nem portem garrafas de vidro, bandeiras com mastros e mochilas, que poderão ser revistadas.

Durante os dias de festejo, a segurança será redobrada. Foi planejado um aumento de efetivo dos departamentos de segurança municipais, estando de prontidão a Guarda Municipal, os Agentes de Trânsito, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, atendendo as demandas que surgirem.

Todo o trabalho da secretaria será feito em parceria coma Polícia Militar e outras forças de segurança, visando sempre a tranquilidade dos foliões.

É importante lembrar que os eventos acontecem em diferentes pontos da cidade, como no Parque da Juventude, Praça do Rosário e Praça da Bandeira, com algumas seguindo pelas ruas da cidade. Assim, é bom evitar transitar com veículos por essas áreas, mas em todos os casos, os agentes de trânsito estarão presentes orientando os motoristas”, salientou João Donizeti Maioli, Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão.

DICAS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL

– Evite fazer saques de dinheiro à noite.
– Planeje antecipadamente o local que você deseja estar, com informações detalhadas de como chegar, locais onde frequentar, etc.;
– Mantenha seus objetos pessoais (celular, carteira, bolsa) seguros, evite ostentar;
– Fique atento às pessoas que estejam ao seu redor;
– Mantenha especial atenção com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas;
– Marque pontos para reencontros caso haja separações no grupo;
– Beba de forma consciente. Evite bebidas em excesso;
– Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas;
– Não aceite bebida de pessoas desconhecidas;
– Utilize roupas leves e confortáveis, especialmente seu calçado;
– Beba muita água, minimiza os efeitos do álcool no organismo;
– Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
– Cuidado com esbarrões e empurrões aparentemente acidentais;
– Nunca namore dentro do carro parado em via pública ou local ermo;
– Informe sempre sua família sobre onde e com quem você estará;
– Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ligue para a Guarda Municipal Telefone 153.

Fonte: Assessoria de imprensa / Departamento de Comunicação  – Coordenadoria de Comunicação Social

Categorias: Noticias,Variedades

Tags: ,,,