▶ Febre Amarela! Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde recebe a confirmação do primeiro caso de óbito por febre amarela de um morador de Itatiba. Exames feitos pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz comprovaram a doença.

O paciente masculino tinha 76 anos e era morador da região da divisa entre Itatiba e Jundiaí. A família já foi comunicada e a Prefeitura de Itatiba presta todo o apoio aos familiares.

Até o presente momento, 13 macacos apontaram resultado positivo para Febre Amarela. Um está sob investigação. Há, ainda, mais um caso humano em investigação.
Em abril, a Secretaria Municipal de Saúde percorreu toda a área rural de Itatiba, aplicando a imunização casa a casa. Outra ação que já estava sendo realizada antes da confirmação do óbito é a instalação de posto de vacinação em eventos da Prefeitura ou apoiados por ela, como o “Rotary em Ação”, “Pesca Solidária” e Feira Vegana (todos no Parque da Juventude) e também em praças na região central da cidade, espaços de grande circulação de pessoas, empresas e priorizando as regiões consideradas de risco na zona rural.

Há um diálogo constante com a DRS-7 para garantir os estoques de vacina para o Ambulatório Central de Especialidades e todas as Unidades de Saúde do Sistema Público de Itatiba, que oferecerem vacina todos os dias. Já foram vacinadas em torno 41 mil pessoas, conforme registros da Vigilância em Saúde – Imunização.

Os casos de febre amarela não se restringem a Itatiba. Na região, Jundiaí tem 39 macacos confirmados com a doença e outras 93 análises aguardam resultado. Campo Limpo Paulista confirmou 1 macaco. Louveira, 21. Amparo informa 3 óbitos em humanos e Monte Alegre do Sul, 1 óbito humano. A Secretaria Estadual de Saúde informa que em 21 municípios foi confirmada a circulação do vírus, constatado em 197 animais mortos. Em humanos, de janeiro à primeira quinzena de outubro, foram 129 casos suspeitos e 50 confirmados, segundo a pasta.

Os dados acima ressaltam a importância de que toda a população, acima de 9 meses, não vacinada procure o Serviço de Saúde mais próximo para receber a vacina e todas as informações necessárias. A vacinação continua, nos locais mencionados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Não se recomenda a vacinação para gestantes, pessoas com imunodepressão, doenças hepáticas graves, doenças renais graves, doenças oncológicas e alérgicos a ovo. Pessoas acima de 60 anos passarão por avaliação. Quem já tomou a vacina e não possui o comprovante de vacinação deverá se vacinar novamente. Em caso de dúvida, consulte a unidade de saúde mais próxima.

SERVIÇO

Vacinação contra Febre Amarela:

Quando? De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Onde? Ambulatório Central de Especialidades e Unidades de Saúde

Programação Especial

De 16/10 a 19/10: Hipermercado Extra, das 8 às 16h

Dia 21/10: Estacionamento do Centro de Atenção à Criança (CAC), das 8h às 16h

Dia 22/10: Parque da Juventude, das 8h às 16h

Dia 28/10: Dia D para vacinação – todas as unidades estarão abertas das 8h às 16h

Dia 29/10: Manhã Saúde no Parque da Juventude, das 8h às 16h

Vacinação em empresas: agendar no telefone 4538-8596, ramal 3

_____________________________________________________

Assessoria de imprensa / Departamento de Comunicação
Coordenadoria de Comunicação Social

Categorias: Noticias,Variedades

Tags: ,,,,