[Livro] Me Before You

Estou tentando me lembrar quando foi a última vez que eu fiz resenha de algum livro neste blog. Eu tenho quase certeza que a última vez foi sobre À Leste do Éden (um dos meus livros preferidos), mas aquilo não chegou nem a ser uma resenha de verdade. Isso é pra vocês terem idéia do QUANTO eu gostei deMe Before You (ou Como Eu Era Antes de Você).
(Queria já deixar claro que eu li esse livro em inglês, então por isso decidi deixar o nome em inglês no título do post).
Vou tentar não dar spoilers, e não reclamem, porque vou falar umas coisas que estão basicamente em toda sinopse do livro e do filme! E fica a dica: Mesmo que você não tenha vontade de ler, LEIA! Uma verdade que eu vejo em todos os reviews desse livro, é que: 1. A capa não condiz com o conteúdo. Este definitivamente não é um livro mimimi romancezinho de menininha com cenas clichês de primeiros beijos e afins. E 2. Não se engane pelo trailer do filme e pelas frases de efeito que espalham por aí sobre esse livro. Então, apenas LEIA. Essa é a dica de hoje da tia Carol.

comoeuera

Bom, caso você esteja por fora, vou resumir a obra.
Como Eu Era Antes De Você” é um livro da autora britânica Jojo Moyes. Em junho desse ano, será lançado o filme, com roteiro da própria escritora, e com os lindos Sam Claflin (o nosso amado Finnick Odair de Jogos Vorazes) e Emilia Clarke (Daenerys Targaryen, a moça dos dragões de Game of Thrones). A história é a seguinte: Will Traynor (Sam) é um cara rico, muito rico, que ficou tetraplégico depois de ser atropelado por um motociclista. Louisa Clark (Emilia) é uma moça pobre, que após perder o emprego de muitos anos, acaba indo trabalhar como “cuidadora” de Will, mesmo sem ter nenhuma experiência (e é aí que entra aquela coisa de destino mesmo, sabe? Que por mais clichê que seja…a gente AMA!). O problema, como muitos já devem saber(ou pelo menos imaginar), é que os dias de Will estão contados. E é aí que entra Louisa na história e na vida de Will e de toda a sua família. Todos tentando arrumar uma forma de mantê-lo vivo. A questão é: ele não quer viver. Sim, é um livro tenso. Mas ao mesmo tempo, EXTREMAMENTE engraçado e divertido. Deixa eu explicar.

Will era um cara ativo, aventureiro, amava viajar e fazer esportes radicais. Após o acidente, a vida dele acabou. Ele foi parar numa cadeira de rodas (sem possibilidade nenhuma de sair dela), tendo que ser cuidado 24 horas por dia, e obviamente, sem ter uma vida ativa como tinha antes. Isso o tornou uma pessoa fria, calculista, seca, e extremamente sarcástica. Já Clark (quando eu falar Clark é a Louisa, a personagem principal. É que no livro o Will fica chamando ela de Clark e eu acabei acostumando. Coincidentemente a atriz também se chama Emilia CLARKE, então acaba grudando na cabeça o nome), é uma moça jovem (26 anos é jovem, ok? Não venham discutir a idade de ser jovem comigo, por favor. Deixem eu me sentir jovem com meus 26 anos também! Hahaha. Aliás, nem preciso dizer o quanto me identifiquei com a Clark, né? A mesma idade, o mesmo signo, a mesma maluquice e a mania constante de FALAR PRA CARALHO, até quando não deveria!), mas que ainda está presa na sua zona de conforto. Ela namora há 5 anos um cara que ela nem ama mais, mora na casa dos pais que estão cada dia mais pobres, dorme num cubículo, e não saiu de sua cidade minúscula nenhuma vez na vida. E agora vocês já sacaram o plot todo do livro, né? É exatamente quando Clark começa a trabalhar pro Will, que a vida de ambos vira de cabeça pra baixo. Só que positivamente. Will começa a ter mais ânimo de sair de casa, de tomar sol, de ver gente e fazer piada. E Clark de repente fica rica, disposta, e começa a ver o mundo de uma forma completamente diferente. Juntos (e não, não vá esperando um romance imediato! Tudo acontece de forma calma e detalhada, pra você ir se apaixonando e shippando mais os dois a cada capítulo!), eles começam a fazer coisas que ambos nunca fizeram, e aos poucos vão se conhecendo melhor e se relacionando de uma forma tão pura e linda que chega a dar inveja.

Mas não espere encontrar um príncipe encantado em Will Traynor. Você na verdade vai é ficar com raiva desse cara quase o livro inteiro, por ele ser tão grosso e FDP, mas ele te pega de surpresa no final, quando você provavelmente já vai estar se debulhando em lágrimas igual eu.
Porém a Clark é uma personagem totalmente apaixonante. Alegre, divertida, sorridente, disposta, falante, e meu deus, como fala besteira! Ela usa roupas coloridas que não combinam e pouco se importa com isso. Ela não tem noção do que fala, e fala sem pensar, muitas vezes. É o jeito descontraído e alegre de Clark que a faz ser contratada pra trabalhar na mansão dos Traynor.

Agora, deixa eu citar o que eu mais gostei em Me Before You: a escrita. Eu nunca tinha lido um livro em inglês que tivesse um vocabulário tão rico, mas ao mesmo tempo extremamente fácil de entender. Pra quem não sabe, a escritora é britânica, e o livro se passa numa pequena cidade da Inglaterra. Então ela usa gírias modernas inglesas O TEMPO INTEIRO. Sem contar os diálogos que são extremamente reais e divertidos.
É simplesmente impossível parar de ler. Primeiro, óbvio, porque você quer saber qual será o desfecho desse relacionamento tão diferente e cheio de desafios. Segundo, porque o jeito de escrever da Jojo é cativante. Viciante. Você quer ler e ler e ler pra sempre. A parte triste é saber que sim, uma hora o livro vai terminar, e a história dos dois também (ok, tem continuação, mas eu não tive coragem de ler, porque já sei que não fez jus à primeira parte dessa história incrível).
Mas deixa eu contar uma coisa: Me Before You é um daqueles livros tão lindos e inspiradores, que você vai querer comprar pra reler sempre que for possível. Eu sei porque aconteceu comigo. Não é um simples romance, é uma inspiração sem tamanho, mesmo que seja um mundo muito distante da sua realidade. Você vai rir pra caramba, vai chorar horrores, mas acima de qualquer coisa, você vai sentir vontade de fazer algo diferente da sua vida. Se esforçar mais. Fazer escolhas. Se motivar. Mudar. Viver intensamente.

Últimos posts por Carol Munhos (exibir todos)

Categorias: Livros

Tags: ,,,,